Páginas

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Scholar Updates: Making New Connections - Google Scholar Blog


O Google Scholar lançou em agosto de 2012 uma ajuda para a busca de novos artigos na web, o Scholar Updates. Nas palavras da própria Google "muitas vezes a faísca para a descoberta vem de fazer uma nova conexão ou olhando em uma direção que você ainda não tinha considerado e que - antes de seu momento aha!  você não teria sabido encontrar."

O Scholar Updates funciona no seu perfil Scholar (você precisa ser um pesquisador, ter artigos publicados). Pesquisa em toda a web (isto é possível?) à procura de novos artigos relevantes, e então mostrar os artigos mais relevantes quando você visita seu perfil. Como não poderia deixar de ser, a relevância é determinada usando um modelo estatístico que incorpora o sobre o que o seu trabalho é, o gráfico de citações entre artigos, e "o fato de que os interesses podem mudar ao longo do tempo", e os autores com quem você trabalha e cita. Interessante é esta parte "os interesses podem mudar ...", pode a estatística prever isso? seria uma mudança calculada na curva de tendência?. Você não precisa configurar atualizações ou insira qualquer busca. O Scholar notifica por e-mail as novas atualizações, exibindo uma visualização na página inicial e destacando um ícone de sino nas páginas de resultados de busca.


Scholar Updates: Making New Connections - Google Scholar Blog

Minha experiência com o Scholar ainda não é boa. O último aviso que recebi não era de Scholar Updates, mas de um Scholar Alert (new citations do my articles). Os dois artigos indicados não contém citações a artigos meus, e não são das minhas linhas principais de pesquisa, e não têm nenhuma relação, mesmo que indireta, com as minhas linhas principais. E também os artigos não contêm nenhuma citação a autores que eu tenha citado. A única explicação que encontrei é que publiquei uns dois, talvez um, artigo nesta linha. Mas seria muito pouco para me alertar. Vamos aguardar novas experiências.