Páginas

quarta-feira, 14 de março de 2012

Não compre chocolate nesta Páscoa

Reeditando (com pequenas alterações) post de 2010, com uma diferença: por conta da minha esofagite que insiste em continuar comigo, eu parei com chocolates, e também café, amendoim, sorvete e doces em geral. Além das frituras, gorduras, goiaba, abacaxi, e frutas cítricas que eu já tinha parado quando fiz a cirurgia de hérnia de hiato. Agora eu como muitos morangos! Mas continuo recomendando a todos o chocolate como melhor alimento. E chocolate branco não é chocolate, é manteiga de cacau!

Não é de hoje que eu tenho achado exagerado o comércio de ovos de chocolate na Páscoa. Mas como eu adorava chocolate e acho o ovo lacta ao leite o melhor chocolate que eu me dispunha a pagar, fui relevando. Mas ano passado me revoltei. 

A gota d´água foi esta campanha da prefeitura (em 2011): Páscoa solidária, Faça esta páscoa inesquecível para quem mais precisa. A campanha também acontece neste ano - aqui: http://www.ipcc.org.br/conteudo.aspx?idf=132

Não discordo que estas crianças (80.000 das comunidades mais necessitadas atendidas pela FAS e IPCC - em 2011 eram 70.000) precisam de ajuda. Mas conheço muita gente que foi pobre, que nunca viu ovo de páscoa na sua casa na infância, e concorda comigo. Por que estas crianças precisam do ovo de chocolate? Por que o marketing do comércio faz elas precisarem. As crianças vêem tanto isso na mídia que ficam com vontade, e provavelmente não terão em casa (mas sua mãe, ou seu pai - se não for ausente, não deixa de fumar um cigarrinho!).

Mas o que estas crianças realmente precisam? Família!

Tudo bem, não custa, para quem tem, dar um pouco. Sim, não custa. Mas se o dia das crianças, o dia das mães, o dia dos pais, e outros menos votados, trazem alguma mensagem que reforça a mensagem da necessidade da família, e me faz ajudar, o chocolate na páscoa não traz mensagem alguma. Há muito tempo deixou de trazer. 

Vale lembrar que a Páscoa é uma festa com origem na festa judaica que comemora a "passagem" (daí o nome) da escravidão no Egito para a  liberdade após a fuga, e também é o dia santo mais importante dos católicos/cristãos, pois considera-se pelos evangelhos que a última ceia, prisão, crucificação e ressurreição de Cristo ocorreu na semana daquela festividade judaica. Já o ovo, seja o ovo cozido pintado ou o ovo de chocolate, é uma tradição pagã, uma outra festa de outros povos, que, ao que tudo indica, foi absorvida nas festas judaico-cristãs. (Leia mais na wikipedia)

E, no caso, veio para o Brasil com o pacote completo. No entanto, a parte cristã está cada vez mais esquecida, aumentando a "tradição" da parte chocolate. No entanto, o que esta "tradição" nos ensina? Presentear os entes queridos e amigos. Um dia já foi. Hoje não creio. Compra-se mais para os filhos e para consumo próprio.

Posso estar errado. Mas ano passado não comprei ovo de chocolate, e não vou comprar agora. Algumas semanas atrás li notícia de que os ovos ficarão até 9% mais caros, por conta do índice da inflação - IPCA, que teve aumento em 2011 de 6,5% (os produtores dizem que é por que os custos aumentaram). Além do que paga-se 34% de impostos nos ovos de páscoa. Mesmo assim, a produção deve aumentar em 20% em relação a 2011. Dados da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) indicam que o consumo per capita de chocolate aumentou de 1,65 kg para 2,2 kg nos últimos dois anos. Sem contar o preço dos ovos, que são, inexplicavelmente, muito maiores do que os dos chocolates em barras (no mínimo 6 vezes maior!). E as camuflagens e invenções que os fabricantes colocam nos ovos - só não vi ainda ovo tocar música, deve ter, alguém já viu?

E nem a páscoa precisa de tanto chocolate. Ao invés da campanha como foi feita, a prefeitura poderia levar as crianças às igrejas e sinagogas, e os fiéis judaico-cristãos darem ovos de chocolate para as crianças após o culto.

Não passei pelo argumento de que os ovos de chocolate geram tantos empregos diretos e indiretos, por que eu penso que há tantas outras coisas para serem produzidas - e não são, além de chocolate para a páscoa. Ano que vem tem mais.

Bom feriado de Tiradentes.

 

Posted via email from Blog do Ricardo