Páginas

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O que é interesse público?

Opinião: A tolerância à corrupção do brasileiro está diretamente ligada à sua compreensão do que é o interesse público. Da mesma forma que a sua compreensão do que seja corromper. O brasileiro vê como interesse público quando existe algo que cabe ao Estado resolver (segurança pública, saúde pública, educação pública, pré-sal, etc). E não algo que interesse à maioria ou algo que seja responsabilidade de TODOS nós resolvermos. Um bom exemplo são os condomínios habitacionais. A maioria absoluta (mais de 80% eu arriscaria) só participa quando há algo de interesse particular a ser defendido, e que se transforma em interesse comum. Mas quando a questão é de interesse de todos, fica muito abstrato!
Então, com esta visão do que seja interesse público como algo em o Estado está envolvido, a visão de corrupção do brasileiro só pode ser a de algo em que um funcionário público ou um político estava envolvido, pois houve um prejuízo ao Estado e o Estado deve resolver. São as manifestações que vemos agora entre as pessoas.
Mas, a corrupção na sociedade como um todo, para tirar vantagem em alguma situação particular, mas sem um valor financeiro retirado dos cofres do Estado, ou o valor envolvido for pequeno (comparativamente), ou sem envolvimento do Estado, não é corrupção. Pense nos exemplos ...