Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

porque dirigir a mais de 50km/h na cidade?

Muitos já sabem: a velocidade média no trânsito com muitos carros, mas não engarrafado, é menor do que 30 km/h. Isso devido aos semáforos e ao fluxo do trânsito - aceleração e desaceleração. Por poucos minutos se consegue chegar aos 60 km/h - ou 70 km/h onde é permitido. E o ganho que se tem no destino final por chegar aos 60, 70 ou mais, como muitos fazem, é muito pequeno.

Vejamos: supondo a velocidade média de 30 km/h, um percurso de 10 km seria feito em 20 minutos. Se houver um aumento de 3 Km/h na velocidade média, que é muito, o ganho no final seria de pouco menos de 2 minutos! Para se ter este ganho, teria que dirigir a 50 km/h por aproximadamente 2 km, o que, considerando o tempo de aceleração e desaceleração, é bastante (20% do percurso total). Com um aumento de 5 km/h na velocidade média, se ganharia pouco menos de 3 minutos, e precisaria dirigir a 50 Km/h por 3,5 km (35% do percurso).

É claro que se dirigir a 70 km/h, por exemplo, os ganhos podem ser maiores, mas a dificuldade de se dirigir nessa velocidade pelo tempo necessário seria bem maior, considerando ruas normais de 1 ou 2 pistas. Neste exemplo, a distância na velocidade de 70 km/h seria de 1,5 km para ganhar 2 minutos, e 2,5 km para ganhar 3 minutos. As distâncias ainda são grandes. E se passar por trechos engarrafados, a velocidade média pode cair para menos de 20 km/h, complicando mais ainda a situação.

Um outro exemplo: o trajeto do centro de Curitiba (início da rua Tibagi) até o aeroporto é de 16,7 Km e é feito em 37 minutos (segundo o Google Maps), ou seja, velocidade média aproximada de 37 km/h. 15 Km deste trajeto é feito pela Avenida das Torres (3 pistas), com velocidade permitida de 70km/h, mas com muitos sinaleiros nos primeiros 11 km. No trajeto todo pode-se dirigir a 70 Km/h, otimisticamente, por 6,5 Km, o que resultaria numa velocidade média de 20 Km/h nos demais trechos. Mas essa previsão do Google é pessimista, dá pra fazer na maior parte do dia em 27 minutos! com uma velocidade média de 37 Km/h. Considerando este tempo de 27 minutos, se dirigir não a 70 Km/h, mas a 90 Km/h, entre os 3 radares e os muitos sinaleiros, na mesma distância de 6,5 Km (com um carro mais potente, com mais aceleração, e mudando de pista constantemente para ultrapassar os outros veículos), se conseguiria um ganho de 4 minutos! Que é o que fazem os "motoristas profissionais" (taxistas) para o cliente tentar não perder o vôo.
 
Ou seja, em ruas convencionais (velocidade permitida de 50 ou 60 Km/h) não há a menor necessidade de se dirigir a mais de 50 km/h. Então os carros poderiam vir de fábrica com um controle eletrônico de velocidade. O limite de 50 ou 60 Km/h seria modificado para 110 Km/h quando o motorista for para a estrada.

Posted via email from Ricardo MJ's posterous