Páginas

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Volks anuncia que fará recall do Fox

Empresa terá 30 dias para apresentar uma proposta para o rebatimento do banco traseiro

A Volkswagen assinou nesta segunda-feira (14) junto ao Ministério da Justiça e a órgãos de defesa do consumidor, um termo de ajustamento de conduta que prevê o recall de todos os modelos Fox já fabricados, readequando o mecanismo do rebatedor do banco traseiro.

Na decisão, a empresa se compromete a convocar o recall e apresentar, em até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, uma proposta técnica para que a operação de rebatimento torne-se segura. A Volks também deve fazer uma campanha na mídia alertando os consumidores sobre o risco que o produto apresenta, bem como as medidas preventivas que devem tomar.

Desde o lançamento do Fox, em 2003, já foram vendidas 477 mil unidades. O acordo ainda determina que os carros já fabricados e ainda não vendidos, estejam eles no pátio ou na concessionária, devem ter o sistema modificado antes de serem postos à venda.

Ainda de acordo com o termo, a empresa recolherá ao Fundo Federal de Defesa de Direitos Difusos contribuição voluntária de R$ 3 milhões. Com o acordo, fica arquivado o processo administrativo aberto pelo DPDC e os processos administrativos abertos pelo Ministério Público Federal e por ministérios públicos de diversos Estados, como São Paulo e Santa Catarina.

No site da Volks tem informações novas sobre a operação e um vídeo.

Vamos aguardar.
Felizmente nunca tive problema ou acidente com o banco traseiro. Meu maior problema é com o ar condicionado. Comprei o Fox em 1/dez/2003. No final de 2006 o ar condicionado parou de funcionar. Demorou um ano para funcionar direito. E agora tem um barulho de alguma coisa vibrando, que um técnico (não da Volks) diz que é de alguma peça do motor. Ainda estou vendo.